A unha encravada é um problema muito comum que afeta tanto homens quanto mulheres, principalmente nas unhas dos pés, durante a juventude ou a vida adulta. O incômodo se dá pela penetração da borda lateral da unha na pele do dedo, causando uma inflamação que leva à formação de um granuloma e, em alguns casos, a infecções oportunistas, fúngicas ou bacterianas, que podem piorar o quadro.
Habitualmente, manifesta-se através de dor, sensibilidade ao toque, vermelhidão e inchaço na borda lateral da unha acometida. Pode também ocorrer saída de líquidos inflamatórios no local e sangramento. Os principais fatores predisponentes são: corte das unhas arredondado nos cantos, sapatos apertados com a ponta afunilada, contusões e traumas locais. Seja qual for a causa, a melhor terapia para a unha encravada é a Cantoplastia.
A Cantoplastia é uma pequena cirurgia feita com anestesia local (troncular) na base do dedo acometido, sendo bem tolerada. O procedimento visa a remoção da porção lateral da unha, bem como a matriz e o granuloma ocasionado pela unha encravada, seguida de eletrocoagulação. Para evitar a ocorrência do quadro, realizamos também um peeling de fenol na matriz ungueal. É um procedimento definitivo que propicia um alívio rápido do desconforto.
O pós operatório é simples: recomendamos ao paciente que mantenha os pés elevados no dia da cirurgia e já no dia seguinte é liberado o uso de sapatos folgados. O alívio definitivo dos sintomas acontece na mesma semana, possibilitando ao paciente um breve retorno às atividades de rotina. Em poucos meses a unha retoma seu aspecto original.
Justamente por parecer um problema corriqueiro e que, teoricamente, pode ser resolvido sem a ajuda de cirurgia, as pessoas passam muito tempo tempo tentando se livrar do incômodo de maneira ineficiente e até mesmo sofrendo com uma afecção que tem cura efetiva, feita rapidamente em consultório médico especializado, sob anestesia local, com uma simples solução e de rápida recuperação.
© Copyright 2017 Dermtatolux - Desenvolvido por Jorge Maximo
Deixe um comentário