O melasma é caracterizado por de manchas simétricas acastanhadas, que variam de tonalidade, indo do marrom claro ao mais escuro ou acinzentado. Apresentam bordas irregulares, porém, bem definidas. Localizam-se na face acometendo as regiões malares, o lábio superior, o mento e a região frontal, mas podem ocorrer também no V do decote e na face extensora de membros superiores.
É uma condição bastante comum em países ensolarados, onde é alta a incidência da radiação ultravioleta. No Brasil, constitui a terceira causa de consultas dermatológicas. Geralmente, em 90%dos casos o melasma se manifesta em mulheres de idade fértil.
A radiação ultravioleta é considerada um fator muito relevante para a formação de melasma. A participação da radiação solar no desenvolvimento é evidenciada em dados da literatura e, também, em observações clínicas. Existe uma relação entre o tempo de exposição ao sol e o aparecimento – ou piora – da pigmentação do melasma. Outra possível influência inclui a genética, a gravidez e o uso de anticoncepcionais hormonais. Há observações de aparecimento de melasma durante a gestação, porque os níveis de estrógeno e progesterona ficam elevados e isso pode causar a hiperpigmentação.
O melasma é uma dermatose inestética de grande repercussão na qualidade de vida das pessoas afetadas, o que torna seu tratamento amplamente indicado. O tratamento divide-se em duas fases, o clareamento das manchas e a manutenção da pele livre das manchas. Para tanto, há necessidade de um ótimo esquema de fotoproteção e um adequado uso de clareadores.
R. Barão de Jaceguai 1621
DRAMAGALI@DERMATOLUX.COM.BR
11 2378 0463 | 3374 2697
© Copyright 2017 Dermtatolux - Desenvolvido por Jorge Maximo
Quero tratar melasma o que devo fazer