A quantidade de piolhos aumenta no inverno???
Esse foi o tema do bate-papo com a Tv Mogi News, os Piolhos são insetos parasitas do couro cabeludo humano que afetam principalmente as crianças em idade escolar, com relação ao seu aumento no período do inverno é sim uma realidade!!!
Os piolhos não são capazes de voar nem mesmo de pular, porém no período do inverno, estamos sujeitos a ambientes fechados e a maiores aglomerações humanas o que torna mais fácil a sua transmissão, principalmente as crianças que brincam e entram em contato frequentemente umas com as outras.
Com relação as doenças causadas por piolhos, por causar intensa coceira no couro cabeludo, pequenos cortes (escoriações) podem ser formados e infectados posteriormente por bactérias, sem contar que as crianças com Piolhos sofrem com problemas de concentração durante a aula e também tem um sono mais agitado devido a intensa coceira causada por esta patologia. Em casos extremos podem até ter alterações do sangue como anemias.
Os adultos também podem adquirir tal parasita, geralmente devido a contato com crianças infestadas ou mesmo através de contato com outros adultos em meios de transporte por exemplo.
O tratamento da infestação por Piolhos é muito fácil, basta usar shampoo de Permetrina a 5%, aplique no couro cabeludo e deixe agir por 30 minutos, enxague e aplique algum creme de pentear para facilitar a utilização do pente fino, prefira os pentes rígidos para que as cerdas não fiquem alargadas dificultando a remoção dos parasitas.
Em relação as lêndeas uma mistura de vinagre branco com água (meia xícara de chá de cada) amornado e aplicado no couro cabeludo e cabelos facilita a remoção das lêndeas pois essa mistura destrói a estrutura cimentante entre a lêndea e o cabelo, mesmo assim, é necessária a remoção das lêndeas com as unhas.
É extremamente necessário a remoção das lêndeas dos cabelos pois elas darão origem a novos Piolhos.
Outra dica importante é separar pentes, toalhas e travesseiros durante o tratamento da pessoa infectada, para que não ocorra disseminação para os demais familiares, e para as crianças escolares, somente devem voltar as aulas após a remoção de todos os parasitas.
Cuide-se!!!
Deixe um comentário