Cuidar da saúde bucal periodicamente é essencial para ter qualidade de vida, em todas as suas fases.
Todos nós temos a consciência de que quando trata-se de saúde, realizar check-ups periódicos para prevenir ou descobrir doenças em estágios iniciais, é a melhor forma de levar uma vida saudável. Entretanto, embora a medicina já venha aplicando este conceito há tempos, no campo da saúde bucal, o conceito demorou para vir à tona.
Isso porque, a Odontologia tradicional sempre tratou a doença bucal já estabelecida, quando já há dor e que por vezes culmina em tratamentos caros, incômodos e que podem acabar em cirurgias odontológicas. A falta de investimentos em tecnologia de imagens para a Odontologia contribuiu para este cenário tão arcaico.
Contudo, a Odontologia Moderna finalmente estabeleceu-se, e já propõe um sistema de check-up bucal digital, que previne e descobre problemas em estágio inicial. Trata-se de um equipamento de alta tecnologia, que realiza fotos dos dentes por meio de uma câmera intra-oral, possibilitando que os mesmos sejam vistos até 60 vezes maiores que o seu tamanho real, e com imagens em alta definição.
Dentro desse contexto moderno surge a cirurgia óssea piezoelétrica como uma alternativa interessante às cirurgias odontológicas tradicionais, realizadas com instrumentos rotatórios ou cortantes.
O método piezoelétrico emprega uma vibração ultrasônica para promover as modificações necessárias em ossos ou gengiva. A cirurgia óssea piezoelétrica é indicada nos casos de extrações dentárias – incluindo os dentes do ciso -, cirurgias de enxerto ósseo para a reconstrução dos tecidos perdidos, plastias ósseas, remoção e enucleação de cistos, implantes e outras técnicas específicas.
Independentemente disso, a cirurgia óssea piezoelétrica surgiu, tanto na medicina quanto na odontologia, para facilitar a prática clínica e melhorar o conforto trans e pós-cirúrgico do paciente. Estudos ainda se fazem necessários para desvendar porque a cicatrização óssea torna-se acelerada, mas de que forma essa técnica pode contrubuir ainda mais para a odontologia moderna.
Além disso, as cirurgias convencionais geram muito desconforto ao paciente, já que o uso de brocas e cinzéis cortantes é percebido negativamente por ele, em função do barulho, da pressão e da vibração exercida pelo instrumental. O osteótomo piezoelétrico reduz significativamente o barulho, a vibração, a pressão, o aquecimento e o desconforto pós-operatório. Alguns estudos clínicos demonstram que a recuperação do paciente é muito mais tranquila após uma cirurgia piezoelétrica, pois a cicatrização óssea é acelerada e a ausência de aquecimento diminui a possibilidade de ocorrerem edemas.
Referências:
http://qualidadeemsaude.com.br
http://www.minhavida.com.br/saude
R. Barão de Jaceguai 1621
DRAMAGALI@DERMATOLUX.COM.BR
11 2378 0463 | 3374 2697
© Copyright 2017 Dermtatolux - Desenvolvido por Jorge Maximo
Deixe um comentário