Ginecomastia

Dermatolux

18 dezembro 2017

Nenhum comentário

Ginecomastia – Cirurgia

Indicação:
O termo ginecomastia, do grego “mama feminina”, define o aumento benigno da região mamária masculina. O aumento de volume mamário conseqüente exclusivamente ao acúmulo de gordura (não de glândula) é denominado pseudoginecomastia

.

A ginecomastia apresenta-se como um aumento do volume das mamas, geralmente arredondado sob a aréola. Quanto menor a presença de gordura, mais evidente se torna a delimitação da glândula mamária. Esta apresentação é mais comum nos adolescentes.

Com o aumento do volume de gordura nas mamas, a glândula se torna menos evidente, ficando a mama aumentada difusamente. Este tipo de apresentação clínica é mais comum em pacientes adultos e em idosos.

Tipo de anestesia:
Geralmente é usada a anestesia local com sedação. Raramente a anestesia geral.

Tempo de internação:
Geralmente até 12h, para anestesia local e sedação. Para anestesia geral, 24 horas.

Pós-operatório:
O paciente deverá ficar afastado de esforços por 21 dias. Deve-se usar uma malha compressiva por aproximadamente 1,5 meses. Não é comum haver dor importante, apenas um leve desconforto, contornável com analgésicos e anti-inflamatórios comuns.

É comum inchaço e roxidão na área operada, que perduram em torno de 14 a 21 dias. Pode haver alteração da sensibilidade da aréola, geralmente transitória.

Complicações:
Embora raras as complicações da correção da ginecomastia, podem ser citadas: hematoma, infecção, deiscência (abertura de pontos), quelóides (conforme predisposição individual do paciente), sofrimento de pele (necrose).

Resultado definitivo:
Nos primeiros meses a cicatriz encontra-se avermelhada, tornando-se geralmente esbranquiçada com o tempo, dependendo da genética da paciente.

O inchaço maior sede em 21 dias, mas algum resquício pode permanecer por alguns meses. A roxidão pode existir por 14 a 21 dias.

O resultado final da correção da ginecomastia é alcançado entre 6 meses e 1 ano, com o amadurecimento da cicatriz, porém com 2 meses já se obtém 80% da forma definitiva.

Perguntas frequentes:

1) A Cirurgia de Ginecomastia deixa cicatrizes?
Toda cirurgia plástica deixa cicatrizes, porém as cicatrizes ficam situadas em áreas não muito perceptíveis. No caso da ginecomastia, a cicatriz dependerá do tipo de mama e quantidade de tecido a ser retirado, porém na maioria dos casos é periareolar.

2) Como ficam as cicatrizes após a cirurgia de Ginecomastia?
A cicatriz peri-areolar geralmente fica de boa qualidade, mesmo em pacientes que apresentam cicatrizes inestéticas em outros locais.
Certos pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Esta tendência, entretanto, poderá ser prevista, até certo ponto, durante a consulta inicial, quando lhe faremos uma série de perguntas sobre sua vida clínica pregressa, bem como características familiares, que muito ajudam quanto ao prognóstico das cicatrizes. Pessoas de pele clara têm menor probabilidade de sofrer desta complicação.

3) Existe correção para cicatrizes hipertróficas nas mamas?
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, o “período mediato” da cicatrização normal (do 30º dia até o 6º mês) como sendo uma complicação cicatricial, pois neste período a cicatriz encontra-se avermelhada e mais visível. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução deverá ser esclarecida conosco e nunca com terceiros que, como você, “também estão apreensivos quanto ao resultado final”.

4) Em quanto tempo a atingirei o resultado definitivo da correção de Ginecomastia?
Apesar do resultado imediato ser muito bom, somente entre o 6o e 12º mês é que a cicatriz atingirá sua forma definitiva.

5) O Pós-operatório da Ginecomastia é doloroso?
Em geral não, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação dos braços, esforços e demais cuidados nos primeiros dias.

6) Há perigo nesta operação?
Raramente a cirurgia de ginecomastia sofre complicações sérias. Isto se deve ao fato de se preparar devidamente cada paciente, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia, simultaneamente a outras. Como a cirurgia é geralmente com anestesia local e sedação, o risco é semelhante ao de ir ao dentista (também com anestesia local).

7) Qual o tipo de anestesia utilizada?
Geralmente é usada a anestesia local com sedação. Raramente a anestesia geral.

8) Quanto tempo dura o ato cirúrgico?
Dependendo de cada tipo de ginecomastia, a média é de uma hora.

9) Qual o Período de internação?
Geralmente 12h, para anestesia local e sedação. Para anestesia geral, 24 horas.

10) São utilizados curativos?
Sim. São trocados periodicamente nos 3 primeiros dias.

11) Quando são retirados os pontos de uma correção de Ginecomastia?
Geralmente não se retira pontos, pois os pontos são internos e absorvidos sozinhos. Quando utilizados pontos externos (raramente), são retirados em torno do sétimo ao décimo quinto dia, sem maiores incômodos.

12) Quando tomarei banho completo?
Geralmente, após 1 dia.

13) Quando poderei retornar a minha ginástica?
Poderá retornar gradativamente a partir de 21 dias, sendo o retorno a todas as atividades esportivas geralmente após 60 dias.

14) A correção da Ginecomastia pode ser associada a outras cirurgias plásticas?
Sim, comumente pode ser associada à lipoaspiração no caso de também haver acumulo de gordura nas mamas. Outras cirurgias plásticas também podem ser associadas.

Tags :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa Clínica

R. Barão de Jaceguai 1621

Email

DRAMAGALI@DERMATOLUX.COM.BR

Ligue

11 2378 0463 | 3374 2697